Skip to main content

Vamos juntos contra o Corona Vírus

Iniciativa da United Way Brasil une empresas, indivíduos e organizações da sociedade civil para apoiar populações vulneráveis de São Paulo e do Rio de Janeiro.

 

Há mais de 130 anos atuando em 41 países com o propósito de gerar bem-estar a diferentes populações, a United Way Brasil também realiza ações de combate ao Covid-19 para minimizar os efeitos da pandemia nas famílias que vivem em bairros e comunidades vulneráveis.

No entanto, no lugar de criar novas campanhas, a United Way Brasil (UWB) decidiu apoiar e fortalecer o movimento UniãoBR (Instagram: @uniaobrorg), que promove a hashtag #TÔDENTRO, uma iniciativa voluntária, de pessoas e organizações da sociedade brasileira, sem vínculos partidários ou religiosos. A ação vai beneficiar comunidades vulneráveis das cidades de São Paulo (@uniãoSP) e Rio de Janeiro (@uniãoRJ) no enfrentamento do Covid-19. 

Para isso, a UWB tem convidado empresas, especialmente suas associadas, e o maior número possível de pessoas, para que também se engajem na campanha.

 

PESSOA FÍSICA: COMO AJUDAR

Todos podem participar, doando recursos que serão revertidos em cestas básicas entregues às famílias dos bairros mais suscetíveis ao contágio. 

Doações para São Paulo

O movimento BR São Paulo é uma iniciativa de diversos grupos da sociedade civil para impedir uma crise humanitária em consequência do coronavírus no Estado, criando um Fundo Emergencial de Apoio à População Ameaçada pelo COVID-19, formado por recursos privados, realocados de maneira coordenada. Uma curadoria feita pelos responsáveis – pessoas que voluntariamente atuam nessa ação – compra e distribui produtos, de acordo com a demanda em cada momento.

Para participar, acesse o site https://www.uniaosp.org/ e siga o passo a passo. 

Até agora, em São Paulo foram arrecadadas mais de 111 mil cestas básicas pelo movimento, realizado pelo Península e Renova BR, com o apoio das seguintes organizações: 

Uma imagem contendo screenshot, texto  Descrição gerada automaticamenteUma imagem contendo screenshot, texto  Descrição gerada automaticamente

 

Doações para o Rio de Janeiro

O movimento independente União Rio é formado por pessoas e grupos da sociedade civil local comprometidos com o bem-estar das populações vulneráveis do Estado.

Os indivíduos podem ajudar as comunidades com recursos financeiros (recebidos pelo Instituo PHI) que serão utilizados para a compra de alimentos e itens de limpeza (negociados e adquiridos pelo Banco da Providência), distribuídos às famílias das comunidades mapeadas (papel do Instituto Ekloos).

No site do Movimento está o passo a passo para fazer a contribuição: http://www.movimentouniaorio.org

Até o momento, foram entregues a 17.200 famílias de 33 comunidades, 34 mil litros de produtos de limpeza, 137 toneladas de alimentos, graças a 1.329 doadores cujas contribuições somaram mais de R$ 1,1MM.

Depois de realizar sua doação, ajude a divulgar a inciativa, compartilhando nas suas redes sociais e enviando o link para amigos e familiares.

O movimento conta com a realização e o apoio destas organizações e empresas:

Uma imagem contendo texto, screenshot  Descrição gerada automaticamente

 

 

Família que apoia família vence o coronavírus juntas!

Além contribuir com as inciativas voltada às pessoas de regiões mais suscetíveis ao vírus, a UWB também considera essencial o fortalecimento do trabalho de organizações sociais que atuam diretamente com populações em situação de vulnerabilidade, especialmente neste momento complexo em que os recursos estão escassos nessas instituições. 

Por isso, também é parceira da plataforma aberta Família apoia Família, criada por organizações do Terceiro Setor, com o objetivo de doar insumos a ONGs que precisam de apoio para entregar cestas básicas aos seus beneficiários.

Qualquer pessoa que queira fazer diferença pode dar a sua contribuição. Basta acessar a plataforma da benfeitoria (https://benfeitoria.com/canal/familias) e seguir o passo a passo.

Você define qual organização quer ajudar, mas, se tiver dúvidas, sugerimos que doe à Fundação Julita, com quem a United Way Brasil já atuou. 

Na página, você acompanha os avanços das doações gerais (recebidas por todas as ONGs participantes) e da instituição que você apoiou.

Até o momento, no total, foram arrecadados R$ 3.05 MM de 211 colaboradores. 

É simples, rápido e transformador! 

Acesse a plataforma, faça a sua parte e compartilhe com mais pessoas: https://benfeitoria.com/canal/familias

Esta iniciativa conta com as seguintes instituições:

Tela de celular com texto preto sobre fundo branco  Descrição gerada automaticamente

 

RESULTADOS ATÉ O MOMENTO

A UWB conseguiu mobilizar diferentes instituições e corporações (com seus respectivos colaboradores) para que abracem a causa e façam suas doações. Já temos alguns resultados para comemorar:

Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal

Doação de 263 cestas básicas a famílias em situação vulnerável da região do Campo Limpo, em São Paulo. 

Morgan Stanley 

Engajamento dos seus colaboradores para doação na plataforma Família Apoia Família. 

O-I

Campanha de engajamento com os colaboradores da empresa, para que doem em folha. A cada real doado pelo funcionário, a empresa doará mais um real. O recurso será destinado a cestas básicas para famílias de catadores de cooperativas. 

P&G 

Doação de 4 mil litros de shampoo, das marcas Pantene e Head&Shoulders, item essencial à higiene capilar no combate ao coronavírus, doados para a comunidade Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, onde está sediada uma das fábricas da empresa, além de recursos para a compra de cestas básicas que serão distribuídas em comunidades de São Paulo. Também estão realizando uma campanha para engajamento de seus colaboradores: a cada real doado em folha, a empresa fará uma doação de igual valor. Ao longo de três meses, esses recursos serão destinados à compra de cestas básicas para famílias de São Paulo e Rio de Janeiro.  

PWC 

Doação de recursos para aquisição de itens de higiene e de alimentação para populações em situação de risco em São Paulo e Rio de Janeiro. Campanha com seus colaboradores para doações em folha, com matching da empresa (a cada um real doado, a empresa doará um real)