Eder Almeida, o jovem que realizou todos os seus sonhos

“Cresci no bairro do Capão Redondo, Zona Sul de São Paulo, filho de metalúrgico e de uma mãe que começou sua vida empreendedora vendendo itens de cama, mesa e banho de porta em porta para ajudar no sustento da casa e estar próxima do crescimento dos filhos.

Sempre estudei em escola pública, vivi uma infância sem luxos, mas tive muito amor e apoio da minha família que me mostrou que, independentemente de onde você nasça ou tenha crescido, com trabalho, dedicação, perseverança, humildade e honestidade você pode alcançar sonhos inimagináveis. Não me queixo da realidade e bairro onde cresci, pois me fizeram lutar para mudar aquela realidade e mostrar que poderia construir algo melhor para minha vida e para aqueles que estão ao meu redor.

Aos 14 anos fiz parte da Associação Obra do Berço, ONG a qual agradeço e tenho muito orgulho de ter feito parte. Foi através dela que conheci a United Way Brasil, entidade que ofereceu oportunidade ao menino simples da periferia, que ajudou a mudar sua realidade e abrir seus horizontes pela vida, a descobrir um mundo que ele jamais imaginava.

Foi através da United Way Brasil que tive a primeira oportunidade da minha vida de realmente estudar inglês, principalmente porque não tinha dinheiro para pagar um curso em uma escola de idiomas. Lembro-me bem de acordar aos sábados de manhã, pegar ônibus e trem para chegar na PwC. Era motivador encontrar meus amigos de sala que estavam na mesma sintonia que eu. Sentíamos que juntos seríamos mais fortes.

Durante o período de duração das mentorias de inglês – 3 anos – enfrentamos muitos desafios, mas nunca desistimos. Conhecemos verdadeiros mestres que nos enriqueceram muito com suas experiências de vida, mostrando a nós que, independentemente de onde viemos, poderíamos alcançar nossos sonhos: bastava acreditar, estudar e nunca desistir.

Lembro que muitas manhãs ao ir para ao curso com meu melhor amigo, Joelmir, eu dizia “Olha, ainda irei para a Disney um dia e ainda conhecerei as pirâmides no México que nossa Teacher tanto fala”. Graças ao aprendizado que tive na United Way Brasil cheguei a lugares que jamais pensei em chegar tão cedo. Sem dúvidas, foram fundamentais e mudaram a minha vida e sou eternamente grato a tudo que proporcionaram.

Após terminar o curso, tive a oportunidade de encontrar um emprego onde ter o inglês foi um diferencial. Pude estudar na Argentina, México, Estados Unidos e Canadá e conclui minha graduação em Administração de Empresas. Já formado, realizei o sonho de voltar ao Canadá, desta vez com a minha irmã e de levar minha mãe para Nova York e para a Disney.

O mais lindo e incrível foi após dois anos do término do curso na United Way Brasil, estar em uma estação de trem fora do país, indo para o colégio e sem combinar, encontrar a minha professora de inglês da United Way Brasil, Sônia Rodrigues, na fila do metro. Ela bateu em minhas costas e disse: “Eu conheço esse rostinho, estou muito orgulhosa de você!”.

Hoje, aos 25 anos, realizei todos os meus sonhos de menino, até os que nem pensava em imaginar. Foi tudo muito além do que eu esperava, viajei boa parte do mundo, tenho um cargo de confiança na empresa onde trabalho, tenho carro importado e meu apartamento comprados honestamente e com o suor do meu trabalho.

Procuro repassar ao próximo tudo aquilo que um dia me proporcionaram, ajudando em ações sociais e palestras, pois sei que tudo que consegui foi graças a pessoas que especialmente apareceram em minha vida. Nada disso teria acontecido se não fosse a United Way Brasil, por ter me dado a primeira oportunidade de aprender um idioma, ter colocado em minha vida pessoas fenomenais como nossos mestres, que ajudaram e mudaram minha história de vida e de muitos outros para melhor. Graças a essa organização séria, honesta, fenomenal e transformadora chamada United Way Brasil minha vida teve uma direção diferente. Não tenho palavras para agradecer a oportunidade.

Quero agradecer especialmente as empresas parceiras, pois sem a ajuda de vocês isso tudo seria mais difícil. Agradeço muito também aos nossos professores/mestres Claudia Setsuko, Mara D’Avella, Valeria Vaders, Luiz Terra, Sonia Rodrigues e principalmente à Paula Crenn Pisaneschi, que sempre esteve ao nosso lado, dando direcionamento, nos motivando, trabalhando sempre com muito empenho, dedicação, perseverança, excelência e nos mostrando que poderíamos realizar todos os nossos Sonhos, exatamente como aconteceu.

Obrigado a todos vocês, minha gratidão é ETERNA e vocês moram em meu Coração!”

Eder Almeida
Ex-mentorado da United Way Brasil em parceria com a PwC Brasil – Associação Obra do Berço