Equipe da United Way Brasil vai ao Ceará lançar a Trilha Crescer Aprendendo

O programa de formação parental, Crescer Aprendendo, da United Way Brasil, é parceiro da política pública de primeira infância do Estado do Ceará, desde 2021.

Uma das ações que serão implementadas em 2022 é a Trilha Crescer Aprendendo, que tem como objetivo transformar praças e espaços públicos em ambientes que promovam o lazer e o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos, a partir da relação criança-família.

Este ano, em fevereiro, a equipe técnica realizou uma visita às redes de ensino de Crato (foto) e Sobral para apresentar os resultados conquistados em 2021 e compartilhar o projeto da Trilha também com representantes das secretarias do meio ambiente e urbanismo, infraestrutura, cultura, segurança pública e desenvolvimento social, já que a proposta envolve todo o território urbano para que seja mais acolhedor e amigável às crianças das cidades. O projeto será implementado em maio.

As duas cidades são apoiadas pela iniciativa Urban95, da Fundação Bernard van Leer, parceira da United Way Brasil. O projeto trabalha com líderes, urbanistas, designers e sociedade civil para focar em bebês e crianças pequenas no planejamento, projeto e na gestão intersetorial de municípios, para que sejam mais saudáveis, mais justos e cheios de vida e ludicidade.

“As cidades são onde as crianças estão, onde as políticas públicas se materializam, onde podemos realmente fazer a diferença na vida de cada família. Apoiar gestores públicos municipais para que vistam as lentes da primeira infância no planejamento de todas as suas ações é nossa meta comum. Buscamos promover interações positivas nas ruas, nos espaços públicos e nos programas e serviços das nossas cidades parceiras. O Crescer Aprendendo é um programa poderoso, convidando pais e educadores a atentarem para a importância de seus atos, nesse comecinho da vida”, explicou Claudia Freitas Vidigal, representante da Fundação Bernard van Leer, no Brasil.

Para encerrar a visita técnica no Estado, a equipe do Crescer Aprendendo se reuniu, em Fortaleza, com o gabinete da primeira-dama e com a Secretaria Estadual de Educação. O objetivo foi a discussão de outras oportunidades de atuação no Ceará com o objetivo de fortalecer a causa da primeira infância.


Avanços nas políticas públicas

Para garantir a perenidade das ações do Crescer Aprendendo, as cidades de Crato e Sobral incluíram o programa como estratégia de formação parental nas escolas, nos seus Planos Municipais de Primeira Infância (PMPI), em fase de conclusão.

Em março, a equipe técnica do programa vai retornar ao Ceará, desta vez para ouvir as crianças e as comunidades atendidas, de escolas predeterminadas, a fim de colher subsídios sólidos para implementar uma Trilha que responda às necessidades e expectativas das alunas e dos alunos.


“Estamos muito animados e envolvidos com a implementação da Trilha Crescer. Sabemos que cidades planejadas para acolher e cuidar das crianças pequenas são experiências que têm trazido amplos resultados ao desenvolvimento infantil, impactando positivamente toda a sociedade. Casar essa ideia com ações de formação parental nas escolas é potencializar transformações sociais, tornando-as sistêmicas e sustentáveis”, ressaltou Sofia Rebehy, coordenadora de programas de primeira infância da United Way Brasil.

Capacitar para fortalecer a causa

Para garantir a continuidade bem articulada do programa nas escolas dos municípios parceiros, e fortalecer o que já vem sendo feito no Ceará, desde 2021, a equipe técnica realizou uma oficina de planejamento com os times escolares de Crato e Sobral. Em seguida, o próximo passo é apoiá-los para que elaborem o plano do programa em 2022. Com o objetivo de reunir todos “na mesma página”, será criada uma área exclusiva na plataforma Crescer Aprendendo Digital, da United Way Brasil, onde os profissionais poderão acessar aos conteúdos e dar continuidade às rodadas de formação parental digital, independentemente da equipe do Crescer Aprendendo, garantindo autonomia nas ações junto às famílias.