Skip to main content

Educação | Juventude

O Programa Competências para Vida, da United Way Brasil tem como objetivo desenvolver jovens, de 15 a 19 anos, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, as competências cognitivas, interpessoais e intrapessoais através de uma formação em que eles possam definir seus projetos de vida, tanto no que diz respeito ao estudo e trabalho, como também no que concerne às escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos.

O Programa compreende a importância de adotar referências que tragam sentido e significado para os jovens que buscam nessa vivência, um lugar de oportunidade, aprendizagens e constituição de uma perspectiva de futuro para as suas vidas e planos de ação – ou aquilo que chamamos de “Plano de Voo”.

Desta forma, as jornadas estão pautadas pela formação integral e multidimensional destes sujeitos; pelo desenvolvimento de uma forte base de conhecimentos e de valores e, por último, pelo aprimoramento de um conjunto amplo de competências que os permitam seguir aprendendo nas várias dimensões da sua vida, executando projetos, inserindo-se na vida produtiva e planejando seu futuro.

Para responder aos desafios de um programa de formação amplo que respeita a multidimensionalidade do sujeito, o Programa Competências para Vida desenhou percursos de aprendizagem conectados a uma formação baseada em projetos e metodologias ativas.

Para isso, o educador, o mentor e o facilitador de aprendizagem são atores-chave no processo de autoconhecimento e autodescoberta ao trabalhar aspectos como: desenvolvimento pessoal, planejamento educacional, orientação para o sucesso acadêmico e planejamento da carreira e vida produtiva.

Na Jornada Essencial, com duração de 3 meses, os participantes vivenciam os quatro módulos que compõem o programa. São 13 missões obrigatórias, além dos encontros de abertura e encerramento. Confira: