Skip to main content

Educação | Juventude

Os altos índices de desistência dos estudos por parte dos alunos de ensino médio e o baixo desempenho nas áreas de ciências e matemática fazem parte do contexto da juventude no Brasil. Apenas 54% dos alunos que ingressam no ensino médio concluem esse estágio dos estudos. Hoje, os jovens não conseguem fazer conexão entre o que é aprendido na escola e a vida adulta.
 
Acreditamos que esse cenário pode ser modificado com o investimento na educação de jovens, induzindo-os a uma experiência positiva de estudos, orientando-os sobre o mercado de trabalho e incentivando a atuação nas áreas de Ciências e Matemática.

Programa Competências para a vida

O Programa Competências para a Vida tem o objetivo de estimular o jovem a concluir o ensino médio, desenvolver habilidades empreendedoras e conquistar o primeiro emprego por meio das oportunidades proporcionadas pelos projetos educativos complementares à escola, realizados em ONGs ou nas empresas parceiras.
 
Duas frentes são contempladas nessa linha de atuação:
  • Mentorias United Way Brasil
  • Nova Geração de Cientistas
 

Mentorias United Way Brasil

As Mentorias United Way Brasil contribuem para a ampliação da perspectiva de futuro de jovens em situação de vulnerabilidade social, proporcionando vivências que enriquecem o repertório dos participantes por meio da conexão com mais de mil mentores voluntários de empresas parceiras.
 
Os conteúdos trabalhados nas mentorias visam à integração do que é aprendido ao longo do processo com a realidade do mercado de trabalho formal, fomentando que o jovem conclua o ensino médio e se interesse por assuntos antes distantes das suas experiências.
 
Para os mentores voluntários, o programa permite o desenvolvimento de competências que favorecem seu perfil profissional, além da sensibilização que desperta um olhar diferenciado sobre os jovens das comunidades, diluindo estereótipos e os engajando no reconhecimento da importância de políticas sociais.
 
Os temas abordados são:
  • Introdução à contabilidade: apresentação de conceitos básicos aplicáveis em transações comerciais básicas;
  • Seu futuro financeiro e profissional: conceitos de planejamento de carreira, educação, administração financeira e investimento;
  • Student United Way Brasil: estímulo ao empreendedorismo social por meio do desenvolvimento de um projeto prático aplicado na comunidade local
  • Cultivando Cidadãos Teen: estímulo ao empreendedorismo nas áreas de ciências
  • Auxiliar de Departamento Pessoal: conceitos de gestão de pessoas

 

Nova Geração de Cientistas

A iniciativa tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes de Ensino Médio para atuarem nas áreas de ciências, tecnologia e inovação. O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e implica na formação dos professores do Ensino Médio para ser um orientador da iniciação científica e no apoio aos jovens para apresentarem seus projetos em feiras no Brasil e no exterior.
 
A ideia é despertar o interesse dos alunos pela escola e por carreiras que faltam profissionais no mercado de trabalho.