Skip to main content

Qual a importância do investimento na Primeira Infância?

A Primeira Infância, dos 0 aos 6 anos de idade é a grande janela de aprendizagem do ser humano. Nessa fase, uma criança bem estimulada pode estabelecer até 700 novas conexões neurais por segundo, quase o dobro do que irá conseguir no restante de sua vida. Por isso, especialistas no assunto como o economista e Nobel de Economia (2.000), James Heckman, afirmam que o investimento nessa fatia da população pode garantir um incremento de até 60% à renda do país, além de reduzir problemas sociais como baixa escolaridade, violência e mortalidade infantil.
 
Heckman, criou métodos de estudo que correlacionam e comprovam que o investimento financeiro realizado na primeira infância resulta em um impacto positivo e melhora significativa na vida das crianças até a idade adulta: a cada um dólar investido nos pequenos, a sociedade tem um retorno anual de mais de 14 centavos durante toda a vida.
 
Diante desse cenário complexo e desafiador, a United Way Brasil atua com o Programa Crescer Aprendendo, buscando aumentar o conhecimento sobre o tema e potencializando o desenvolvimento infantil por meio das famílias, personagens decisivos na condução do aprendizado nos primeiros anos de vida das crianças.  Colhemos o conhecimento adquirido pela United Way Worldwide, por meio do Born Learning (desenvolvido desde 2005, nos EUA) e, a partir do estudo da realidade local, definimos nossa forma de atuação, sempre de forma participativa. Hoje, temos um Grupo Gestor com representantes de empresas que investem nessa fatia da população.
 
E, se você quer saber mais sobre o assunto sugerimos abaixo diversos materiais que comprovam o quanto esse é um investimento certeiro.
 
Se você tiver alguma dúvida, entre em contato com a nossa equipe, teremos o maior prazer em atendê-lo.

 

Guia Aposte na Primeira Infância: Qual Papel das empresas no desenvolvimento das crianças Brasileiras? O material foi feito especialmente para o setor privado, e traz iniciativas inovadoras de companhias que já adotaram a causa, além dos benefícios que as empresas podem ter com a implementação de políticas para a família. 

 

 

 

Estudo Empresarial sobre Investimento Social em Desenvolvimento da Primeira Infância na América Latina (2017):  Por que investir na Primeira Infância pode ser estratégico para as empresas? Para responder essa pergunta a United Way América Latina e a United Way Brasil, encomendaram um estudo para a The Social Impact Studio, empresa de consultoria focada no desempenho e no impacto das organizações no setor social. A pesquisa foi realizada no: México, Colômbia, Brasil, Chile, Peru e Costa Rica e incluiu entrevistas online e presenciais. Este arquivo traz um recorte América Latina.

 

 

Estudo Empresarial sobre Investimento Social em Desenvolvimento da Primeira Infância do Brasil (2017): Por que investir na Primeira Infância pode ser estratégico para as empresas? Para responder essa pergunta a United Way América Latina e a United Way Brasil, encomendaram um estudo para a The Social Impact Studio, empresa de consultoria focada no desempenho e no impacto das organizações no setor social. A pesquisa foi realizada no: México, Colômbia, Brasil, Chile, Peru e Costa Rica e incluiu entrevistas online e presenciais. Este arquivo traz um recorte Brasil.

 

 

Cumbre Empresarial por el  Desarollo de la Primera Infancia: Para apoiar as empresas, empresários e fundações empresariais com conteúdo sobre o Desenvolvimento Infantil, compartilhamos o meterial desenvolvido, em espanhol, pela Cumbre.

 

 

O Começo da Vida: O documentário faz uma análise aprofundada e um retrato apaixonado dos primeiros mil dias de um recém-nascido, tempo considerado crucial pós-nascimento para o desenvolvimento saudável da criança, tanto na infância quanto na vida adulta.

 

 

Vídeo da Primeira Infância - Existem cerca de 19 milhões de crianças de até 6 anos de idade no Brasil, os desafios com esse público são enormes: erradicar a desnutrição infantil, apoiar e criar capacidades para que os cuidadores acompanhem as crianças desde o nascimento, certificar-se de que mais crianças de possam acessar uma educação infantil de qualidade, são alguns deles.

 

 

Entrevista James Heckman -  Encontro  realizado pelas revistas Veja e Exame, com o apoio da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e  United Way  Brasil com o economita James Heckman abordando temática de investimento na Primeira Infância.